sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mesmo erro, resultado diferente?

Bom dia pessoal,

Quero falar de uma coisa que venho pensando nos últimos dias: Porque as pessoas insistem em cometer os mesmos erros?
Outro dia na instituição onde trabalho uma mãe em conversa telefônica com seu filho soltou a seguinte frase: ”filho fica ai bem, faz tudo direitinho que quando você sair daí um te dou um moto de presente...”. Frase de alto poder motivacional não é? NÃO.
Gente olha que absurdo esse garoto é menor de idade e a família, no caso a mãe tentou incentivar o filho dizendo que ele pode quebrar as leis, como diria um famoso apresentador de TV “O garoto é menor de idade pô! Dá uma ajuda ai pô!”.
O que mais me assusta é que esse tipo de atitude é bastante comum entre os familiares de dependentes químicos em tratamento hospitalar ou não, barganhar com ele sua recuperação.
Isso não ocorre apenas no caso de menores de idade, pais prometem carro, viagens, cônjuge que promete retomada de relacionamento e estas coisas não funcionam para a maioria, inclusive o absurdo de acordar com o dependentes o uso controlado de álcool junto a eles e até mesmo muitas vezes uso supervisionado de droga dentro de seu lar.
Ai levanto a seguinte questão: quando é que isso funcionou?
O dependente químico quando está dominado pela obsessão e compulsão do uso é extremamente manipulador, facilitador e não é que ele não deseje muitas vezes levar adiante a promessa ou acordo, mas quando tudo fica bem e ele consegue o que quer ele retoma a rotina anterior.
Costumo falar em minhas palestras familiares que o maior benefício que eles podem dar ao dependente é o que eles estão dando naquele momento, a saber, uma oportunidade de parar de usar e viver, ou seja, não se pode barganhar a escolha pela vida.
Amigos dependentes, cuidado com o que estão propondo a vocês mesmos para seguirem o caminho da recuperação olhem bem suas escolhas e lembre-se que existe o Kit, o kit-ferra.
Pais, cuidado com as propostas tanto de sua parte quanto do dependente ela pode ser um tiro pela culatra e atingir você, lembre-se do que disse acima, não existe barganha pela escolha de viver.
Ah! Quase me esqueci, nunca prometa nada que não possa cumprir. Como falei no inicio sobre quebra de leis, faço a ressalva que: não podemos quebrar as regras ou voltar atrás em suas decisões.
Não repita os mesmos erros, as mesmas escolhas erradas de antes, isto só vai levar ao mesmo resultado de antes.

É isso! Até a próxima postagem.

2 comentários:

  1. Olá amigo!!!
    Amei seu post,ótima reflexão...Parabéns pelo blog , já estou seguindo.
    Muita paz e serenidade pra voce e toda familia.... tamujuntu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força.

      espero fazer sucesso como você com seu blog

      Excluir