domingo, 17 de fevereiro de 2013

Porquê?

Essa é a pergunta que sempre buscamos uma resposta!. Não importa qual seja o motivo ou sentido da pergunta ela sempre está ai. Mas o porquê que desejo falar é esse: porque nem todos conseguem parar de usar drogas ou beber?
Será que é vício? Não. Falta de vontade então? Não. Falta de apoio? Talvez.
No triste dia a dia que vivo hoje observo algumas coisas que colaboram com isso, e são muitos os equívocos cometido por todos nós. Hora nem mesmo nos importamos com isso. Horas nos importamos demais. Hora ajudamos e hora não.
Porque então?
O dependente necessita de muita ajuda muito apoio, muito acolhimento e isso ele recebe dos grupos de autoajuda NA, AA e etc... (isso quando frequentam) mas mesmo assim o número de dependentes que recaem é muito grande ai novamente pergunto: por que será?
Será responsabilidade do grupo? Acredito que não.
Será responsabilidade do dependente? Em parte sim, porque simplesmente a abstinência não é o suficiente para a recuperação e sim apenas uma condição para que o processo se dê. O Livro Azul de NA diz que sem abstinência total não se pode fazer recuperação. Esse mesmo livro menciona que não existe adicção social, isto é, não dá para usar socialmente.
Qual o problema então?
O problema é que o dependente insiste em manter padrões comportamentais ou cognitivos (pensamentos) disfuncionais para ele como continuar vivendo sobre o mesmo estilo de vida da ativa (uso), andando com as mesmas pessoas que usava ou bebia, andar pelos mesmos lugares de antes, tentar usar controladamente, continuar se valendo de mentiras, manipulações e ausência de responsabilidades.
O programa combate tudo isso com sua aplicação baseada em princípios como honestidade, mente aberta, boa vontade, responsabilidade, disciplina, ações criativas, crescimento pessoal e outros.
Em um dos IPs (folheto de literatura) chamado Recuperação e Recaída é mencionada algumas das principais causas de recaídas, entre elas estão isso tudo que mencionei acima mais o fato de ausência em grupo.
A frequência em grupo é de extrema importância, pois lá o dependnete terá contato com outros dependentes que estão passando pelas mesmas dificuldades que ele ou já passaram.
O programa diz que não existe paralelo maior que a ajuda de um adicto para outro, nada de maior valor que essa ajuda de quem tem extrema experiência na vida de uso de álcool ou drogas e também nas suas experiências do dia a dia de recuperação.
Em contra ponto a família também necessita participar de um grupo de auxílio familiar para que possa também vivenciar essa troca de experiências e aprender como o dependente pensa ou funciona.
A família também comete seus erros que facilitam a recaída do dependente e não são só aqueles que mencionei no post anterior, mas também outros como por exemplo:  testar a recuperação deste dependentes deixando por exemplo dinheiro dando sopa pela casa para ver se ele pega ou mesmo dando grandes quantias para o dependente sem necessidade. Outra coisa é ficar fazendo consumo de álcool ou drogas na presença do dependente, dando tudo o que ele quer, resolvendo seus problemas e por ai vai.
Lembro que todos nós somos ou éramos ignorantes (sem conhecimento) no assunto até o momento em que nos vemos na necessidade de ajuda.
Vocês dependentes, alcoolistas, familiares ou amigos que não sabem onde procurar ou encontrar pessoas para ajuda-lo as irmandades de recuperação e auto/mutua ajuda os receberão.
ACESSEM OS LINKS SUGERIDOS QUE POSTEI NO BLOG
Dependentes, familiares e/ou amigos que já encontraram um caminho continuem voltando e vocês que ainda não se dispuseram a buscar essa ajuda não esperem mais ou as coisas piorarem fara fazê-lo.
Companheiros de todas as irmandades e grupos de auto/mutua ajuda vocês também tem responsabilidades no sucesso da recuperação tanto pessoal quanto dos recém-chegados, vamos acolhê-los em espírito de irmandade para que possam se sintam no lugar certo e queiram continuar voltando.

Abraço a todos. Até o próximo Post.

5 comentários:

  1. Boa! Mais uma postagem interessante e significativa para todos (Adictos e Familiares)!Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário espero que tenha ajudado a você se interar mais ao assunto e que outros possam entender como funciona a ajuda de um adicto para outro e no caso da família a ajuda de um codependente para outro. Valeu.

      Excluir
  2. Tao importante quanto evitar o primeiro gole é a frequencia em salas das irmandades...Acho que tudo que o dependente tiver as suas mãos para AJUDÁ-LO é de extrema importância...uma ajuda perdida poderá ser aquela que ele mais precisava. Vejo que uma das respostas desse Porque é a falta do Real desejo de ficar limpo e experimentar uma vida nova com compromissos, horários, disciplina, emprego...O comodismo adquirido ao longo de anos no uso de SPA se torna uma das grandes amarras para quem quer se levantar mas se acomoda em uma cama de dor. Valeu Pelo post Ulysses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André por citar esse tripé de recuperação importantíssimo: responsabilidade, compromisso e disciplina. Em relação ao desejo é isso ai com ele acontecerá o milagre. Valeu.

      Excluir
  3. Muito bacana esta postagem, penso em primeiro lugar no que falou da abstinência não ser sinônimo de recuperação e, infelizmente muitos ainda confundem. Alguns dependentes e familiares acreditam que ao cessar o uso tudo está salvo, todos os problemas resolvidos. Claro, em comparação ao tormento vivido, percebe-se o alívio de não ter mais o ente querido intoxicado cometendo loucuras para obter mais droga. Porém, como bem falado por você, se os comportamentos não forem modificados, tanto do dependente quanto dos familiares, a doença continua presente e os riscos de recaída são muito grandes.
    Obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir