domingo, 7 de abril de 2013

Despertar da Consciência

Olá Amigos leitores,
Continuando na linha da última postagem hoje vou falar sobre “Consciência”, mais especificamente o “despertar de uma nova consciência”, o tema é muito interessante e espero que gostem e os ajudem.
O assunto "Despertar da Consciência", apesar de ser alvo de estudos de diversos cientistas, pesquisadores e filósofos, ainda é um tema desconhecido para a grande maioria das pessoas. Talvez ainda seja esta grande nuvem cinzenta, pois não havia interesse, em plena era industrial e tecnológica que as pessoas adquirissem conhecimento para tornarem-se fonte de suas vidas e questionar as doutrinações que vem sendo repassadas de geração em geração ao longo dos tempos.
A falta deste despertar da consciência nos influência a ponto de afirmar que “estamos dormindo acordados”, e porque afirmo isto? Afirmo porque simplesmente na grande maioria das vezes não questionamos as regras, crenças, dogmas ou tradições que como acima mencionei nos são passadas por nossos pais, que aprenderam assim de seus pais, que consecutivamente também aprenderam de seus pais e por ai vai.
No seu livro “Alma Imoral” Nilton Bonder fala sobre estas questões do que se trata a moral e a tradição e afirma que não se trai ou se é imoral criar algo novo de forma positiva e com um propósito maior que somente o pessoal (ego) mesmo que isso o leve a quebrar alguma tradição.
O despertar de uma nova consciência pode nos levar a um novo estágio como seres humanos e espirituais.
Despertar da Consciência significa:
- Estar mais atento a você e perceber que somos muito mais do que pensamos;
- Perceber que temos opções diferentes de escolhas que podem mudar significativamente como vemos o mundo e á nós mesmos e como podemos melhor interagir numa forma mais ampla com o mundo por completo;
- Descobrir porque você decidiu acreditar em tudo que acredita e aonde isso vai te levar analisando suas crenças;
- Aprender a manejar a sua atenção para seus objetivos e não deixar com que ela fique grudada como um chiclete nos medos e limitações que drenam a sua energia criadora.
- Aprender de forma prática como transcender sua mente para retomar o controle sobre ela e todas as emoções que você hoje acredita serem mais fortes do que você;
- Reconhecer que efeitos os julgamentos/opiniões que você tem das coisas, pessoas, idéias e experiências tem na sua percepção de perceber a vida como ela é;
- Reconhecer efetivamente que somos todos um e que tudo o que eu faço com você (idéias, intenções e ações) é o que faço comigo mesmo.
O segredo disto tudo é trocando em miúdos que estamos pouco atentos ao que estamos vivendo, pensando e escolhendo, fazemos isto de uma forma instantânea e isso nos leva a nos aprisionar em sentimentos negativos, em negações da realidade e frustrações.
Liberte-se sendo mais consciente, como diz o programa abra a mente e viva de forma livre, sendo mais você do que jamais foi.
O dependente químico/alcoolista, seus familiares e amigos também sofrem por falta desta forma de consciência, ficam presos nestes conceitos e pré-conceitos de liberdade de expressão, liberdade de escolha e etc.
O dependente químico/alcoolista sofre muito mais deste mal porque ele através da obsessão no uso fica incapacitado de ver o quanto está envolvido, suas perdas e as distorções de valores que estão sendo enraizadas em sua mente o que Eckart Tolle denominaria de “Corpo de Dor”, isto é, uma forma magnética de compartilhamento de dor, sofrimento e negatividade entre os membros deste corpo, é por isso que o normal para o dependente químico ao passar do tempo é reduzir sua convivência social familiar e buscar isto apenas com este grupo de pessoas (outros dependentes).
Como a recuperação não requer nada que já não tenha sido vivenciado pelo dependente esse “corpo de dor” deve ser substituído por um “corpo motivacional”, que são pessoas e ambientes de recuperação.
Para maior conhecimento sobre o assunto segue a sugestão de alguns livros: Alma Imoral de Nilton Bonder, O Despertar de Uma Nova Consciência e O Poder do Agora de Eckart Tolle.
Obs: Amigos leitores peço desculpas a todos que tentaram deixar seus comentários nas postagens anteriores e não conseguiram, houve um problema de programação que já foi solucionado então deixem seus comentários, pois eles são muito importantes para a melhoria do blog.
Boa Semana e até o próximo post.

2 comentários: