domingo, 28 de abril de 2013

Espiritualidade

Olá Amigos Leitores,
Falarei hoje sobre a espiritualidade tema que gosto muito e ainda não havia falado de forma ampla e direta aqui.
Acredito hoje após esses anos acompanhando de perto a recuperação e tratamento de muitos dependentes e familiares ser a pratica de desenvolvimento espiritual a fonte mais apropriada para ajudar na solução dos nossos sentimentos, sofrimentos e conflitos sejam eles de qualquer razão, modo, ação ou mesmo intensidade.
A espiritualidade não é uma religião onde devemos nos guiar ou seguir regras, conceitos, crenças, dogmas ou princípios estabelecidos por outros e sim baseada numa escolha pessoal em mudar nossa postura de compulsão e obsessão por ações carnais, materialistas e egoístas por uma estabilidade ou equilíbrio em nossas ações, sentimentos e pensamentos. Entenda que não estou recriminando qualquer prática religiosa ou religião, entendo que cada uma delas tem seu valor terapêutico e compartilham do desejo de melhoria como seres humanos. O que quero explorar aqui é algo mais parecido com minha postagem “Despertar da Consciência”.
Sabemos que todo ser humano possui uma trindade constituída de um corpo, uma alma e um espírito e esse último é o maior dos bens que possuímos da parte de Deus, pois é o que nos torna imagem e semelhança dEle.
A eternidade é um dos atributos de Deus que está presente em nosso espírito e nos torna semelhante a Ele e o nosso espírito em si nos torna sua imagem, pois Deus é espírito, isso é um privilégio dEle para nós seres humanos.
Quando escolhemos ser guiados pelo espírito, escolhemos ser guiado por um poder maior a nós mesmos, e esse poder superior ou maior é o único que tem a certeza do quê realmente precisamos e sabe como fazer o melhor para nós. Toda escolha do poder superior é perfeita, mas o poder superior não determina e pronto, tem que acontecer. Deus nos deu o direito de escolher se aceitamos ou não o que ele quer é o Livre Arbítrio, ou seja, livre escolha de como vamos conduzir nossas vidas.
Um despertar espiritual não significa um encontro maravilhoso, especial ou mesmo significativo com Deus e sim entender que temos acesso a Ele por meio do nosso espírito. Se dermos lugar a sua ação, ouvi-lo e buscar entender o que quer de nós isso é um despertar espiritual.
Para atingirmos esse despertar espiritual primeiro é preciso acreditar que existe um poder maior que nós mesmos e que este poder esteve e está a nossa disposição desde sempre. Quando passamos a buscar por esse poder superior podemos facilmente encontrá-lo em Deus e no que nos faz semelhante a Ele, nosso espírito.
O Programa de recuperação de Narcóticos Anônimos na Literatura Isto Resulta, no Segundo Passo deixa claro que a busca deste poder superior é a coisa mais importante que fará após parar de usar, pois ele trará sanidade, ação criativa e conduzirá a recuperação a partir dai.
O nosso espírito é a fonte principal de nossas vidas, é eterno, e detentor de todo poder do qual precisamos para transformarmos nossas vidas por completo, pois é o nosso verdadeiro Ser. O espírito humano possui toda essência de Deus com isto suas verdades, conhecimento da nossa missão como realizá-la e de como conduzir nossa vida e ações. Ao acessarmos esse poder temos total condição de mudar nossa postura de vida, passando a sermos assertivos, equilibrados e acima de tudo sentirmos paz, alegria e amor em nossas vidas.
Não precisamos ter uma experiência sobrenatural para termos um despertar espiritual, muitas pessoas às têm nas religiões e passam a exercitar sua fé em cima dessa experiência, mas isso não faz diferença e sim a sua fé. A fé é extremamente necessária neste processo porque é acreditar naquilo que não vejo mais sei que existe ou que vai acontecer, e se acredito nesse poder superior me entrego e se me entrego já não sou dirigido por minhas vontades, pensamentos e conceitos e sim dirigido por esse poder superior que é perfeito. Esse poder é que nos convence de nossos erros e acertos, do quê é verdade e do quê não é, do quê é bom e o que é mal.
Quanto mais nos entregamos à espiritualidade mais forte ficamos, pois nossa mente através do ego tenta o tempo todo nos convencer de que ele é a parte forte em você e que o seu espírito é sua fraqueza quando na verdade é ao contrário, o apostolo Paulo teve a revelação dessa realidade e nos transmitiu escrevendo: - Quando penso que sou fraco é que sou forte. Seu espírito é o que você tem de mais forte, é Deus em você.
Quando é que Deus pode ser mais fraco que qualquer coisa? Sabemos que nunca. Saiba que o importante não é onde você busque ou creia encontrar essa força o importante é encontrá-la e praticá-la.
Estar limpo já é um grande passo para a transformação, mas não é o bastante, as coisas só mudam quando mudamos.
Quando você inicia e desenvolve a prática da espiritualidade você está dando qualidade à recuperação e com isso praticar com maior sucesso os passos de 2 a 12, que são completamente espirituais. Uma boa qualidade espiritual somente é atingida com a prática desses princípios básicos: boa vontade, honestidade e mente aberta. Sem espiritualidade e esses princípios não há recuperação. Quanto mais praticamos esses princípios mais os temos na recuperação e em nossas vidas.
Posso afirmar com certeza que todos que buscaram e atingiram este despertar espiritual e praticaram esses princípios tiveram suas vidas transformadas e passaram a buscar a verdade de sua existência, seus objetivos, outras realidades, caminhos de realizações, e consequentemente atingiram a tão sonhada qualidade de vida que tanto queremos adquirir.
Tudo está aí dentro de você é só procurar bem lá no fundo que você vai achar. Acredite você pode e vai conseguir. Feche seus olhos por um momento e apenas preste atenção em sua respiração, não se trata de se concentrar em você, mas sim de sentir a sua vida pulsando dentro de você, liberte-se do medo e procure não se importar com outros, não deixe sua mente te dominar e mentir para você com ideias falsas e pensamentos insanos, seu ego precisa dela e do seus sofrimentos, medos e arrogância para sobreviver e comandar sua vida como até agora vinha fazendo. Faça a diferença tenha um encontro com seu verdadeiro Ser e quando o encontrar liberte-o, sinta-o, abrace-o, ame-o e se guie por ele porque ele é Deus na sua vida. Nele não há problemas, sofrimentos, medos, conflitos, dor, mas sim uma paz e uma certeza de sua existência, essa é a famosa serenidade de que tantos falamos e buscamos atingir tanto na vida quanto na recuperação.
A todos desejo este encontro consigo mesmo, uma ótima semana e até o próximo post.
Deixe seu comentário e compartilhe o blog.

2 comentários: