domingo, 29 de junho de 2014

O Maravilhoso Programa de Doze Passos

Bom dia amigos.
Gostaria de dedicar hoje ao blog um assunto muito conhecido dos dependentes químicos e seus familiares, o Programa de Doze Passos, mas além dos dependentes existe pessoas que sequer tem conhecimento deste programa ou mesmo sabem de sua existência, porém não tem conhecimento de sua dinâmica por isto resolvi falar sobre o assunto.
Há anos venho acompanhando direta e indiretamente inúmeros milagres acontecendo através de salas de mútua-ajuda e instituições de recuperação com aplicação de um programa de doze passos.
Este programa apresenta particularidades muito interessantes, ele é um programa muito diferente dos demais programas de tratamento, porque ele engloba 3 facetas importantíssimas para o sucesso de um tratamento não só para a dependência química quanto a inúmeras dificuldades humanas: Espiritualidade, Comportamento e Psicologia.
Estes 3 pontos são chave para qualquer situação de recuperação, para qualquer tipo de doença e sua aplicação cabe a todas as áreas da vida de todo ser humano, ele se aplica à vida pessoal, social e profissional e essa é a grande maravilha deste programa.
Entendemos que originalmente o programa foi criado na década de 30 do século pasado para o tratamento do alcoolismo, mas através dos tempos sua aplicação foi sendo percebida como eficaz para outros tipos de dependências e problemas.
A espiritualidade é o carro chefe do programa, pois ele é um programa baseado em princípios espirituais, mas não religioso. Todos os doze passos possuem princípios espirituais que atuam de forma particular e auxiliam nas outras duas facetas do programa a comportamental e a psicológica.
Alguns destes princípios são: honestidade, mente aberta, boa vontade, admissão, aceitação, rendição, crença em um poder superior, entrega, coragem, sabedoria, perdão, reparação, observação e atenção, meditação e muitos outros.
Se você observar atentamente estes princípios perceberá que são todos de aplicação infinita, ou seja sevem para todos os tipos de problemas ou situações.
A aplicação por exemplo do princípio da boa vontade ajuda a pessoa a buscar mudanças significativas em sua vida, mudanças estas tanto psicológicas quanto comportamentais que trarão inúmeros benefícios e melhorias na sua qualidade de vida.
A mudança da forma de pensar ou padrão psicológico é fundamental para a melhoria de todo ser humano, ele precisa modificar padrões negativos e ilusórios para padrões positivos e reais sobre si mesmo e a vida e temos no programa diversos princípios para isto como a mente aberta, por exemplo.
Cada passo do programa trata de uma ou mais dificuldade da pessoa e exige uma aplicação específica em cada um deles e hoje apenas passarei a dinâmica básica do programa de forma livre não focada em um problema específico e em outros posts aprofundarei cada um dos dozes passos.
O programa basicamente funciona assim:
1º passo – Admitir o problema e aceitar que sua vida está descontrolada por causa deste problema;
2º passo – Acreditar que existe um poder superior a você que pode te ajudar a encontrar soluções e sair da insanidade do problema;
3º passo – Entregar a condução da sua vida a este poder maior pois ele é competente para conduzir sua vida;
4º passo – Fazer um inventário profundo e destemido de sua vida para poder fazer uma análise embasada do que precisa ser modificado psicologicamente e comportamentalmente;
5º passo – Relatar e assumir esta vida como um todo;
6º passo – Ficar pronto para Deus remover estes defeitos e iniciar mudanças;
7º passo – Humildemente pedir a ajuda de Deus para mudar;
8º passo – Listar reparações a serem feitas;
9º passo – Fazer estas reparações;
10º passo – Através de um inventário diário procurar avaliar honestamente seu processo e admitir prontamente os erros deste dia para que não se tornem problemas no futuro;
11º passo – Através de prece e meditação melhorar seu contato com o poder superior e buscar conhecer a vontade dele para sua vida;
12º passo – Atingir um despertar espiritual através da aplicação destes passos, levar a mensagem de transformação ou solução do problema e aplicar os princípios em outros setores de sua vida.

Faço uma ressalva sobre a aplicação do programa de dozes passos, cada passo precisa ser trabalhado se possível em sua ordem e sem pressa, o ideal é que dedique o tempo necessário para o total conhecimento e dinâmica de aplicação de cada passo antes de ir para o próximo, os passos não possuem tempo de execução. Não pule nenhum passo principalmente os 3 primeiros pois são os passos de preparação para a profundidade necessária para a liberdade. Não espere resultados imediatos pois as mudanças requerem tempo para apresentarem resultados e não pare de praticar quando os resultados aparecerem, lembre-se que os resultados são frutos da aplicação e o sessar das aplicações implicam no sessar de resultados.

Espero ter ajudado a vocês. Não esqueçam de deixarem seus comentários pois eles são importantes para a melhoria e qualidade das postagens.

Boa semana a todos. Até o próximo post.

O DQ Um Novo Rumo

Ulysses Beolchi Jr

Editor do Blog

Terapeuta especilista em dependência química e Thetahealer


OBS: Para postar comentário é preciso participar deste blog.

3 comentários:

  1. Não esquecer que são passos para a vida toda só por hoje....AAbs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza....a aplicação é para toda vida e em todas as áreas dela...obrigado abraço.

      Excluir
    2. Acho o Programa fantástico, pode ser aplicado em diversos aspectos da vida e por qualquer pessoa. Acredito que poderia ser ensinado nas escolas, juntamente com Projeto de Vida.
      Parabéns pelo blog e por esta postagem. Fiquei esperando para ler uma nova publicação. Continue escrevendo!

      Excluir