domingo, 15 de junho de 2014

A Copa e o Copo - Perigo A Vista

Olá meus amigos, hoje pretendo falar de um assunto que muito me preocupa A Copa do Mundo e o que ela pode causar ao dependente químico.
Sabemos que para o dependente químico tudo é motivo para usar drogas e/ou beber e a Copa é uma grande oportunidade ou desculpa para ele e por isto minha preocupação.
Lembro a todos vocês que a o comportamento do dependente está pautado em seus sentimentos, então a euforia, ansiedade, expectativa, depressão, frustração, decepção e outros são impulsionadores do seu comportamento. Aí venho com a pergunta: o que sentimos antes, durante e após uma partida de futebol da nossa seleção? Não são estes os sentimentos?
Você pode estar se perguntando, mas estes também não são os mesmos sentimentos do dia-a-dia nosso? Sim, são os mesmos, mas existe uma diferença agora e esta diferença pode ser danosa se não estivermos atentos ou conscientes dela, a saber, todos estão tomados por estes sentimentos, todos estão torcendo para alguma seleção, todos estão esperançosos com o título, todos estão vivendo sobre uma expectativa e consequentemente estão vivendo entre a euforia e depressão, não é verdade?
O que é complicado nisto tudo? O complicado é que todo o país, todo dependente quanto seus familiares e amigos estão vivendo isto. São festas, churrascos, baladas, bate papos de boteco, portão, entre amigos e comemorações o tempo todo porque é Copa do Mundo gente!
Todos sabemos que na maioria das famílias o importante é ter bebida para a comemoração e alguns familiares de dependentes podem estar cometendo o erro de tentar supervisionar o dependente em um evento como estes citados, mas como fica para ele estar em um ambiente deste? Como acha que ele vai se sentir já que ele não pode comemorar como todo mundo?
Acredito que a Copa do Mundo pode ser um pano de fundo muito perigoso por estes motivos.
Mais cedo ou mais tarde vamos comemorar a vitória e isto fazemos com festas e festas movidas a bebidas e possivelmente drogas, mas o triste é que a derrota também será absorvida da mesma forma com bebida e drogas porque esta é nossa cultura e principalmente a do dependente.
O dependente químico sempre utilizou de álcool e/ou drogas para lidar com seus sentimentos, então o que acha que pode acontecer?
Alerto aos pais para que fiquem atentos aos eventos que pretendem organizar durante a Copa, eles podem se transformar de festa para pesadelo. Não transforme seu lar em um local de ativa. Lembro que o restante das pessoas não estão nem ai pro seu problema e estarão festejando ou afogando suas mágoas, você querendo ou não, por isto procure não ser você um facilitador para o dependente.
Você dependente não se iluda, fique atento e encontre alternativas para se prevenir e não ser engolido por tudo isto. Faço algumas sugestões para vocês:
1 – Lembrem-se que a impotência perante o álcool e as drogas é real e não existe controle algum sobre isto.
2 – Você é apenas expectador do evento você não exerce influência alguma no resultado.
3 – Depois do resultado definido não adianta mais nada porque nada vai mudar se você beber ou usar drogas.
4 – Seja inteligente e comemore com pessoas que não apresentam riscos a sua sobriedade e de forma a realmente se divertir consciente, se der errado seus planos de comemorar uma vitória lembre-se do item acima.
5 – Bebidas = Água, Sucos e Refrigerantes são os indicados.
6 – Peça ajuda caso alguma coisa estiver errada como situações não assertivas/disfuncionais e principalmente no caso de fissura.

Espero ter ajudado a vocês. Até o próximo post.

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Dicas muito boas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas não percebem seus comportamentos disfuncionais e isto é muito perigoso tanto para a família quanto o dependente. Espero ter podido ajudar. Obrigado e continue comentando e compartilhando o blog.

      Excluir
  2. Show de bola!! Diversão com responsabilidade. Importante amigos e familiares saberem como podem ajudar o dependente neste momento delicado. Na vitória ou na derrota vamos buscar equilíbrio.
    Continue escrevendo, tenho certeza que seu blog ajuda muitas pessoas como a mim. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. É muito importante todas as pessoas fazerem parte da rede de proteção do dependente. Infelizmente isto nem sempre acontece porque comente erros que poderiam ser evitados tomando alguns cuidados como os que postei. Valeu. Beijo

      Excluir