segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Maravilhoso Programa de Doze Passos - Segundo Passo

Como disse na postagem inaugural da série O Maravilhoso Programa de Doze Passos, o programa é fundamentado em 3 facetas diferentes e complementares: a Psicologia, o Comportamento e a Espiritualidade e, neste passo começamos a aprofundar estes pontos nas nossas vidas.
O Segundo Passo tem como objetivo elucidar e/ou incutir ao ser humano a presença de um Poder Maior ou Superior a ele mesmo (pessoa), que tem condições de tornar sua parte psicológica saudável mostrando o quanto se é insano, mesmo que não se perceba isto.
A insanidade classicamente é conhecida em fazer ou pensar sempre da mesma forma esperando resultados diferentes, na maioria das vezes não percebemos que estamos vivendo insanamente desta forma.
Para o dependente poderíamos simplesmente ditar que a forma insana que ele pensa ter na droga ou álcool, a solução dos problemas seria o único ponto a ser tratado e isso seria insanidade de nossa parte e superficial demais, assim como para os outros seres humanos.
As pessoas tomam decisões baseadas nos seus próprios conceitos, ideias e achismos e, isto é insano. Quase que todos pensam que dinheiro, bens materiais, posição social ou status, relacionamentos interpessoais de impacto e peso são significados de felicidade, mas não são e estão iludidos por este padrão cognitivo distorcido e insano.
Segundo alguns pensadores, filósofos e mestres espiritualista a felicidade está em podermos ser nós mesmos, sem subterfúgios ou máscaras. Os pontos acima citados trazem conforto e facilidades, mas não trazem paz e felicidade integral, pois não existe dinheiro no mundo que possa comprar isto. A dependência química ou problemas estão ai e não distinguem riqueza de pobreza ou posição social, são problemas da vida e todos nós temos uma não é?
Uma vida saudável não está pautada nisto e sim em uma mente sã, uma mente positiva, uma mente preparada para resolver problemas, buscar soluções, tomar decisões, investigar a si mesmo em busca de melhorias e desprovida de julgamentos preconcebidos.
É ai que entra a figura do Poder Superior ou Maior, que deve ser entendida como amorosa, cuidadosa e direcionadora de padrões cognitivos evolutivos que traga ao ser humano crescimento tanto pessoal quanto espiritual e possa trazer o padrão acima mencionado a sua psique.
A espiritualidade é fundamentada em se relacionar em três pontos essenciais: a relação com esse Poder Superior ou Maior, consigo mesmo e com os outros.
O Poder Superior ou Maior tem a função de instruir a pessoa a viver de uma forma desprendida dos conceitos e padrões sociais e sim em conceitos de princípios espirituais, sendo assim essas decisões não são fundamentadas nas distorções cognitivas, ilusões ou propósitos do Ego, pois se forem feitas desta forma serão decisões egocêntricas e egoístas, mas as decisões baseadas em princípios espirituais são escolhas benéficas para sí e para os outros. A melhor escolha é sempre aquela que beneficia a todos.
A sanidade que este Poder Superior ou Maior tem para lhe oferecer está baseada na liberdade de ser você mesmo sem medo e que não se tem nada a perder com isto, em sair da negação dos fatos, dos problemas, assumir suas responsabilidades pessoais e sociais, parar de negar suas deficiências e qualidades, abandonar velhas ideias e hábitos disfuncionais, perceber que o medo da mudança fecha as portas de um futuro melhor entre inúmeros outros benefícios.
Você dependente como a literatura afirma necessita ser devolvido a sanidade urgentemente, pois grande parte das distorções cognitivas contida no dependente está baseada em apenas parar de usar ou tentar usar controladamente, mudar de emprego, de local de moradia, mudar relacionamento vão resolver o problema e isto não é verdade é insanidade. A não prática do programa mais cedo ou mais tarde vai ter um resultado negativo.
Familiares não cometam os mesmos erros de sempre como punições, afastamentos, chantagens emocionais ou mesmo negociatas que já ficaram claro que não deram resultados procurem buscar ajuda nos grupos de mutua-ajuda familiar pois lá podem a princípio fazer a função deste poder superior e lhes mostrar um caminho a seguir.
Faço uma ressalva importante, no livro azul de NA é descrito que muitos passam por esse passo desapercebidamente e as coisas não dão certo por causa da ausência deste passo ou do adquirir de sanidade, por isto não tenha presa, o descobrir deste Poder Superior ou Maior na sua vida é de suma importância pois sem esta descoberta não se pode dar sequência nos passos.
Acredito que o melhor lugar para se procurar este Poder Superior ou Maior está no exercício de buscar se conhecer profundamente, buscar entrar em contato com seu espírito que é onde este poder superior reside. Lembro a todos que toda religião tem uma figura central de Poder Superior ou Maior, busque conhece-las sem presa ou pré-conceitos caso não tenha uma concepção individual deste Poder Superior ou Maior você saberá quando encontrar o sua própria concepção porque se sentirá feliz com e descoberta, se você já tiver alguma busque se aproximar e criar um relacionamento íntimo com esse Poder Superior ou Maior pois através deste relacionamento você será suprido do que necessita para poder viver de forma sã e com qualidade de vida.
Que o Poder Superior te guie.

Boa Semana. Até o próximo post.

Comente, compartilhe e divulgue.

O DQ Um Novo Rumo

Ulysses Beolchi Jr

Editor do Blog

Terapeuta especilista em dependência química e Thetahealer


Um comentário:

  1. Muito boa postagem! O contato com o Poder Superior nos dá sabedoria para tomarmos as melhores decisões. E como você diz, se não for percebida a insanidade permanece em nossos comportamentos, sendo que muitas vezes não percebemos que nossas ações estão sendo egoístas e egocêntricas. O caminho da recuperação vai muito além de não usar drogas e realizar mudanças no comportamento deve ser um exercício diário. Continue escrevendo e trilhando o caminho da recuperação!

    ResponderExcluir