domingo, 12 de julho de 2020

O Maravilhoso Programa de Doze Passos – Oitavo Passo

Olá queridos leitores tudo bem com vocês? Espero que sim, bom vamos lá.

Chegamos a mais um momento importantíssimo no processo de recuperação, o momento de descobrirmos quem foi prejudicado por nossas ações. Caramba que difícil isto! Sim, é sim. Mas vamos em frente.

Este passo assim como os dois anteriores irá nos conduzir a uma liberdade ímpar em nossa jornada de vida, porém este passo coloca o holofote não só sobre nós mais também sobre o externo, o outro, pois irá nos conduzir à reparações dos danos causados por nós a nós mesmos e a outros e para tal faremos um lista das pessoas à qual prejudicamos e nos colocaremos dispostos a fazer reparação à todas elas.

Fazer uma lista de reparação é extremamente difícil e complicado para qualquer ser humano, acima de tudo para aqueles que se sentem vítimas e não percebem sua responsabilidade nos fatos direta ou indiretamente.

A honestidade agora além de ser comigo mesmo passa a ser também com o outro, e a cada nome e reparação escrito na lista funciona como um aprimoramento da nossa admissão, aceitação e honestidade e com certeza isto forjará nossa humildade para o momento da reparação propriamente dito.

Como afirmei acima sair da vítima não significa ser responsável por tudo e sim apenas por tua parte, o passo 4 e 5 provavelmente apresentará mais claramente a distinção uma da outra, principalmente se já tivermos conhecimento da natureza exata de nossas falhas e de como vivemos nossas vidas.

Iniciamos aqui o processo de cura das nossas culpas, remorsos, medos, ressentimentos e tudo o mais que percebemos em nós ser necessário reparar.

Mais como irei escrever esta lista? Quem são as pessoas a qual eu prejudiquei? Porque fazê-la? Como mencionei pouco antes os passos 4 e 5 podem ser o ponto de decisão ou partida para esta lista, mais vamos ver o que a literatura de recuperação fala sobre isto.

“Ao escrevermos nossa lista, não poderemos mais negar que tenhamos causado prejuízos. Admitimos que prejudicamos outras pessoas, direta ou indiretamente, através de alguma ação, mentira, promessa quebrada ou negligencia.

Fazemos a nossa lista, ou tiramos de nosso Quarto Passo, e acrescentamos mais nomes, à medida que nos vêm à cabeça. Encaramos a lista com honestidade e examinamos abertamente os nossos erros, com o objetivo de nos dispormos a fazer reparações.

Em alguns casos, podemos não conhecer as pessoas com quem fomos injustos. Quando usávamos, qualquer pessoa com quem entrássemos em contato corria o risco de sair prejudicada. Muitos membros mencionam os seus pais, cônjuges, filhos, amigos, amantes, outros adictos, conhecidos ocasionais, colegas de trabalho, pates, professores, senhorios e desconhecidos. Podemos também nos incluir na lista, pois na nossa adião ativa esvamos lentamente cometendo suicídio.

Como em todos os passos, temos que ser profundos. A maioria de nós fica aquém dos objetivos, mais frequentemente do que os ultrapassa. Ao mesmo tempo, não podemos desistir deste passo, porque não temos certeza de nossa lista esteja completa. Ela nunca se completa 1

Assim como declarei na postagem sobre o passo 6 e 7 esta jornada do passo 8 também será longa e possivelmente poderá apresentar novamente algo que não possua fim, pois como no texto acima diz ela poderá ter novos itens sempre, a qualquer momento ou por lembrarmos de alguém que esquecemos de colocar ou por novas pessoas que por nós possam a virem ser prejudicadas.

A maneira como você irá escrever a lista é de livre escolha, o importante é que ela seja escrita com o nome e o motivo por estar na lista. Você pode fazer uma lista por tipo de reparação por exemplo caso queria personalizar ou trabalhar individualmente cada situação. O importante mesmo é faze-la.

Esse exercício de honestidade e humildade é fundamental para todo ser humano, não apenas adictos, alcoólatras, mais para todos nós pois como seres humanos não estamos isentos de tal situação.

A nossa liberdade como seres humanos em crescimento espiritual, em busca de recuperação e melhoria de vida necessita desta lista, pois ela mostrará o caminha das reconciliações. Precisamos viver este novo, e com isto poderemos saborear o que esta frase diz:

Nosso futuro é modificado, por que não temos que evitar as pessoas que prejudicamos. Como resultado deste passo, recebemos uma nova liberdade que pode pôr fim ao isolamento2.

Que libertador isto não necessitar mais fugir e perceber que não somos mais os causadores de grande parte das minhas dores nem dos outros.

“…., sabemos que não estamos mais magoando os outros intencionalmente”3

Uau, depois de tudo isto só me resta iniciar já minha lista para viver o melhor da minha vida e você o que fará?

Gratidão á todos, ótima semana e até o próximo post.

Não deixem de comentar, ficaremos feliz em respondê-los.

Ulysses Beolchi Jr

Editor do Blog

Terapeuta especializado em dependência química e Thetahealer



Referências bibliográficas

1 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 8 pág. 41/42

2 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 8 pág. 42/43

3 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 8 pág. 43




6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa .show vai me ajudar muito quanto for fazer minhas reparações .um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ESSE TEXTO QUE NOS TRAZ UMA NOVA MANEIRA DE VIVER...🖐🖐🖐✡

    ResponderExcluir
  3. Fazer reparações...nos liberta

    ResponderExcluir
  4. Fazer reparações...nos liberta...belo texto

    ResponderExcluir
  5. Fazer reparações.. é libertador...belo e esclarecedor este texto..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa .vai ajudar muito em minha recuperação .

    ResponderExcluir