quarta-feira, 29 de julho de 2020

O Maravilhoso Programa De Doze Passos – Décimo Passo

Olá meus amigos leitores como estão? Espero que todos estejam bem e prontos para continuar nossa jornada de autoconhecimento através do Maravilhoso Programa de Doze Passos

Chegamos ao passo 10 “Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.” como é que isso funciona?

Bem vamos olhar um pouco da jornada até aqui, estamos evoluindo, buscando remodelar nossa vida com a aplicação dos princípios espirituais e já passamos por momentos extremamente difíceis e decisivos nesta jornada não é mesmo? A admissão da nossa impotência e descontrole, a busca de sanidade, nosso inventário moral profundo e destemido, a remoção de defeitos e agora pouco antes listamos e começamos a fazer nossas reparações, nossa! Quanta coisa mesmo e para que tudo isto se mantenha precisamos do passo 10.

O passo 10 basicamente funciona como um termômetro do nosso processo, através desse termômetro analisamos nossas ações e se estão condizentes com o que entendemos por recuperação.

Como fazemos esse passo? A resposta é simples, o próprio enunciado diz que é um inventário, portanto temos aí uma ação explicita, a escrita.

Ao nos dispormos a analisar nosso dia, nossas ações, sentimentos, motivos e tudo o mais que se perceber importante vivenciamos o seguinte texto descrito na literatura de recuperação: “A primeira coisa que fazemos é parar! Depois nós nos damos um tempo e nos permitimos o privilégio de pensar”1 e por si só isto já seria uma grande maravilha para nós.

Precisamos deste passo para não acumularmos mais destroços em nossa jornada, para evitar que nos coloquemos em situações de alto risco e acima de tudo observar como estamos no processo, no hoje.

Podemos perceber que estamos voltando ao padrão anterior antes dele nos dominar novamente. Podemos perceber que cometemos erros que merecem atenção imediata e também podemos perceber que estamos melhorando dia a dia.

Ao nos lembrarmos que somos seres humanos em construção, passiveis de erros precisamos nos precaver sempre, somos vulneráveis ao sucesso, tanto quanto ao fracasso. Somos propensos a enveredar ao conhecido destrutivo e não ao novo positivo e por isto, somos pessoas que necessitam de atenção e aplicação constante dos princípios espirituais do programa.

Não precisamos mais acumular o lixo (equívocos e erros) para nos livrarmos deles apenas mais tarde, fazemo-lo imediatamente para não cairmos na armadilha de cariem em esquecimento ou mesmo voltar a nos produzir a dor antes sentida.

Cada prontificação feita neste momento nos liberta do aumento e do resultado direto da ação destrutiva cabível, influencia em não agregar itens à lista de reparações, e acima de tudo nos manterá mais leves na continuidade do processo.

“Quanto mais trabalhamos este passo, menos precisaremos da sua parte corretiva.”2

Ser nós mesmos é uma arte e uma liberdade que não podemos perder por falta de auto avaliação.

Vamos começar agora a olhar para nós todos os dias, sobre todas as perspectivas e admitir prontamente nossos erros, mais além disto vamos também saborear nossa evolução e seus resultados.

Bora para o inventario diário? Papel e caneta na mão.

Boa reflexão a todos. Deixe seu comentário ele é importante para nós.

Até o próximo post. 

Ulysses Beolchi Jr
Editor do Blog
ThetaHealer
Terapeuta especializado em dependência química

Referências bibliográficas

1 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 10  pág. 46

2 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 10  pág. 47



Um comentário:

  1. Quando vc fala deste passo sendo inventário escrito...o que é mais comum acontecer ...por um período escrever e depois desistir e tudo bem...Outra questão pode ser lido para outras pessoas na busca de retornos e normalmente ao longo do tempo posso me desfazer como uma maneira de se despedir do que não serve mais? Claro que cada um tem um jeitão né..mas o que vc conhece disto... curiosidade pois sei que está é uma boa ferramenta...pode me dizer algo a respeito.... abraço

    ResponderExcluir