domingo, 16 de agosto de 2020

O Maravilhoso Programa De Doze Passos – Décimo Segundo Passo

Olá amigos leitores tudo bem com vocês?

Bom vamos nessa, chegamos ao final da jornada de conhecimento dos 12 passos. Cada postagem foi pensada e escrita para que todos pudessem chegar a sua conclusão pessoal da sua maravilhosa aplicação na vida diária.

O Passo 12 traz como base a premissa de que conseguimos atingir o objetivo inicial com aplicação do programa e a partir deste despertar espiritual nos tornamos aptos a transmitir uma mensagem.

Esta não é uma mensagem apenas de sucesso, mudança e outra coisa qualquer, mas acima de tudo uma mensagem de esperança para todos que necessitam de uma jornada similar à nossa.

O ser humano se identifica muito bem com o exemplo, principalmente se este vier de encontro ao seu anseio pessoal, pois quando tomamos ciência de que alguém conseguiu algo de certa forma impossível, somos impactados por esta esperança.

Sim, somos uma visão de esperança. Somos exemplos de que o programa funciona. A felicidade que temos em viver limpos é uma atração para o adicto que ainda sofre.1

O programa nos trouxe até aqui e com certeza não somos mais os mesmos lá do início.

Aprendemos e introjetamos em nossas vidas uma série de princípios que antes não faziam sentido e agora desenham um horizonte de cores vivas e de apetecível vivência.

Sofríamos por não conseguirmos resolver aquele problema que vinha se arrastando em nossas vidas há tempos, a dependência química e/ou alcoolismo.

Aprendemos a admitir nossos problemas e suas consequências, aceitar coisas sobre a vida e nós mesmos, buscamos um Poder Maior para nos ajudar a melhorar nossas escolhas e decisões, olhamos de perto nossos fantasmas e descobrimos de onde eles vêm e como nos livrar deles, melhoramos aquilo que podíamos melhorar, nos reparamos e reconciliamos com aquilo que era necessário para nós . Até orar e meditar aprendemos.

Esta jornada foi um grande aprendizado sobre humildade, amor, pedido de ajuda, coragem, companheirismo, compromisso, tolerância, perdão, fé, entrega, moral e muitas outras coisas, mas principalmente foi sobre como tudo isto somando ao desejo de parar promove um resultado fantástico em nós.

A vida mudou? Nós mudamos? O que exatamente aconteceu conosco?

Um milagre? Não sei ao certo afirmar, só sei que algo nos aconteceu e com isto mudamos e a vida também mudou.

A prática de princípios espirituais no nosso dia-a-dia nos conduz a uma nova imagem de nós mesmos. ... Aprendemos a nos respeitar.2

Este passo nos convida a aplicarmos em nossas vidas diárias e em todas as nossas atividades o que aprendemos até aqui com o programa. Esta aplicação é a própria expressão da nova maneira de viver que o programa nos oferece com sua aplicação. Uma vida de qualidade.

Olha só! Uma nova maneira de viver está acontecendo conosco, talvez nem a tenhamos percebido.

Para fechar com chave de ouro o processo o programa oferece-nos a maior honra de todas, a oportunidade de levar a mensagem há quem ainda sofre. Veja que dádiva maravilhosa é esta.

A gratidão por esta dádiva é simplesmente imensurável e devemos estar ligados a ela pelo resto da vida.

Viramos uma mensagem de poder, de exemplo, de superação, principalmente viramos uma mensagem viva, sem paralelo maior em eficácia, pois conhecemos e vivemos as mesmas dificuldades, dores, medos, todo desespero, desamparo e isolamento da ativa e agora tudo está mudando.

Levar a mensagem reforça nossa entrega feita lá no passo 3, faz parte da vontade de Deus para nossa vida descrita no passo 11 e também complementa nossos esforços de reparações do passo 9.

Nunca conseguiremos mensurar com exatidão os danos causados pela ativa e da mesma forma jamais poderemos fazer o mesmo com a alcance e impacto da nossa mensagem de força, fé e esperança.

As lições que aprendemos na nossa recuperação, às vezes, são amargas e dolorosas3, mas valeria a pena apenas por isto, sair das trevas, virar luz e VIVER.

O Dq Um Novo Rumo agradece o apoio dos leitores durante estes anos e se sente cumpridora de seu propósito que é informar, debater e conscientizar os leitores.

Reiteramos que a visão aqui descrita é apenas uma (a nossa) das inúmeras interpretações livres sobre este processo ou assunto. As referências utilizadas serviram de ponto de partida ou reflexão para o desenvolvimento desta visão, mas de forma alguma pretendemos através dela impor uma verdade absoluta ou doutrina-los e sim apenas cumprir com nosso proposito descrito acima.

Ficamos felizes de encerrar esta série e sentimos que o objetivo foi alcançado e honrado por nós e desejamos a todos excelentes momentos e que os próximos temas tenham o mesmo sucesso.


Ulysses Beolchi Jr
Editor do Blog
Terapeuta especialista em dependência química e Thetahealer

Referências bibliográficas
1 e 3 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 12  pág. 57
2 Texto Básico de Narcóticos Anônimos – 5ª Edição – Capitulo 4 – Como funciona – Passo 12  pág. 56


2 comentários:

  1. Muito obrigado pelos textos postados até hoje, me ajudaram muito e sempre irá ajudar em minha recuperação.levar a mensagem ao adicto que ainda sobre e um prazer imensurável.venjo procurando colocar em prática todos os dias levar a mensagen e uma dádiva da recuperação .muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo(a) leitor(a). Ficamos feliz por saber que te ajudou em alguma coisa nossas postagens. Esperamos continuar ajudando nos próximos assuntos abordados.

    ResponderExcluir