sábado, 22 de agosto de 2020

Expectativas X Realidade: Evite e Procure

Dando seguimento ao assunto que diz respeito às dificuldades comumente encontradas no primeiro ano de recuperação, abordaremos aqui algumas das mais importantes restrições e ampliações do comportamento do indivíduo através da ferramenta contida no programa de recuperação de 12 passos chamada: "Evite e Procure".

Segundo a literatura de AA e NA e seguindo relatos de membros dessas irmandades, ao adentrar nas reuniões de mútuo ajuda vê-se a inscrição em quadro ou lousa: Evite e Procure. Seguida de instruções para conduta do indivíduo envolvido no processo.

Sugestões como: Evite o primeiro gole (ou dose); evite lugares e pessoas da ativa; evite fome; evite hábitos da ativa; evite a solidão; ressentimento; raiva; orgulho; apatia. E procure ser honesto; abrir a mente; ter boa vontade; um poder superior (Deus da forma em que o indivíduo em questão o compreende); um padrinho ou madrinha na irmandade; partilhar nas reuniões; praticar os passos, viver um dia de cada vez; falar de si; servir a irmandade, fazem parte do leque sugerido pelas irmandades para restrições de comportamento e ampliação desse campo restritivo para adequação do indivíduo em sua nova vida em recuperação.

A ideia de uma cartilha para a obtenção do sucesso em recuperação pode ser reconfortante mas não suficiente para tal. É preciso a compreensão das próprias necessidades e busca pessoal pela superação dos próprios limites. Buscar na intimidade do pensamento, o entendimento da reinserção social e o que isso significa. Afinal, assim como a ingestão de álcool e drogas não é traduzida em doença, a abstinência não significa recuperação.

É comum, no primeiro ano desse processo, o indivíduo temer esse modo de vida evitando-o em detrimento do cômodo e do coitadismo, fator que tende a diminuir conforme os anos em abstinência se dão, porém quanto mais rápida a adaptação na sociedade como membro produtivo maior a eficácia adquirida, aumentando a confiança em si mesmo e ampliando sua atuação nessa mesma sociedade.

Nada se consegue sem dedicação, determinação, estudo, autoconhecimento, busca incessante e suor. Muito suor e a necessária inclusão de novos desafios que não o velho de somente se manter abstêmio, novas experiências, e coragem, enfim, para modificar aquilo se pode modificar. O que tão somente é, de sua inteira responsabilidade.

As expectativas são muitas. Portanto é melhor mover-se. A respeitada inscrição nos quadros e lousas das irmandades deve servir como ponto de partida para esse processo de crescimento e não para estagnação dentro dele.

Evite mas não restrinja-se a evitar. Procure e amplie seu campo de atuação. Você irá se sair bem!

Siga em frente.

Saudações.

Fábio Augusto Bento Freitas

Terapeuta em Dependência Química, atualmente cursando Serviço Social na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro

15 comentários:

  1. Excelente artigo! Espero que sirva de estímulo e inspiração para aqueles que desejam superar momentos difíceis e conturbados.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. É o que também esperamos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Muito bem escrito e motivador!

    ResponderExcluir
  4. Olá...Gostei quando vc diz que recuperação não é somente estar em abstinência...A prática de uma vida com qualidade e equilíbrio nos diversos aspectos social,familiar, profissional espiritual e psicológico parecem contribuir muito para a manutenção da recuperação...não é! Abraço meu querido....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A recuperação é plena se forem envolvidas todas as áreas antes deterioradas pela doença. Muito obrigado!

      Excluir
  5. Excelente texto e direção da aplicação do programa. Os primeiros desafios da recuperação devem ser levados a sério e foi muito bom ler o que escreveu

    ResponderExcluir
  6. Ótimo trabalho, a inserção a sociedade é a parte mais importante da recuperação. Retomar às rédias da vida, e se tornar um membro produtivo da sociedade. Pois a grande maioria afetou todas as áreas da vida. Existe vida pós alcolismo e adicção, vida com qualidade de vida, as irmandades são um programa de vida para o resto da vida. Nada como um dia após o outro. Fazendo um amanhã melhor que hoje... Parabéns Fabio pelo seu trabalho pois sei a real importância que você dedica a sua profissão. Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Schulz! Você é um grande orgulho! Abraços

    ResponderExcluir